domingo, 8 de setembro de 2013

Energia: Arduino Framework para o Launchpad da Texas

IMG 



 Olá,

Eu já escrevi aqui no blog a respeito do Launchpad da Texas Instruments. E eu descrevi a maior vantagem dos Launchpads: o preço. E a maior desvantagem: a incompatibilidade com a plataforma arduino.

Pois bem. Eu tenho o MSP430 Launchpad e o Stellaris Launchpad. Recentemente eu acessei o site da Texas para baixar a última versão do software de desenvolvimento para o meu Stellaris Launchpad e, para minha surpresa, a Texas parou de dar suporte para a família de MCUs Stellaris a favor da nova família Tiva. Você simplesmente não consegue mais baixar os softwares que são necessárias para você usar este modelo de placa de desenvolvimento. Curiosamente, na loja online da Texas o Stellaris Launchpad ainda está disponível para venda (com preço promocional - Uau!!!). Creio eu que sejam pontas de estoque que a Texas ainda possui.

Na minha humilde opinião eu creio que a forma como a Texas tratou do assunto simplesmente abandonando os usuários do Stellaris a favor da nova linha Tiva é um absurdo e um absurdo ainda maior é continuar vendendo as pontas de estoque que eles nem mesmo dão mais suporte. Isto só me faz querer pensar duas ou mais vezes antes de usar os produtos da Texas em meus projetos.

De qualquer forma eu descobri que fiquei órfão e com uma plaquinha que eu não conseguia usar. E, buscando por alternativas para continuar usando a plaquinha que possuo é que eu esbarrei com o projeto "Energia". Basicamente o Energia é um framework baseado no Arduino que permite usar o MSP430 Launchpad e o Stellaris Launchpad. Fantástico! Nos testes iniciais tudo funcionou direitinho de primeira e como os Launchpads já vem com o programador incorporado você não perde espaço no MCU com o bootloader e o seu sketch entra em ação assim que você alimenta a placa. Nos arduinos originais o programa de bootloader entra em operação primeiro e apenas após alguns segundos é que o seu sketch assume o controle do MCU.

Eu realmente sempre usei MCUs da microchip e fiz algumas experiências com 8051 e com os MCUs da Texas. O arduino era uma plataforma que eu ainda não havia experimentado e estou muito entusiasmado em usar meus launchpads com o Energia. Ao mesmo tempo que eu poderei continuar usando meus launchpads eu ainda vou poder aprender um pouco sobre a linguagem Wiring e a plataforma arduino no geral.

Os launchpads não são arduinos. A pinagem e o "form factor" dos launchpads fazem com que estes não sejam compatíveis com os famosos shields dos arduinos que são as verdadeiras estrelas do mundo arduino. Mas de qualquer forma é uma alternativa muito interessante.

Abaixo segue o link para o site do projeto Energia:

http://energia.nu/

Se você possui um launchpad MSP430 ou Stellaris eu acho que vale a pena experimentar o Energia. Além de tornar o trabalho de programação dos launchpads muito mais fácil é uma alternativa interessante para as soluções proprietárias que a Texas Instruments oferece.

Um abraço,

José Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário