sábado, 12 de outubro de 2013

Atualização do projeto de emulador de interface de disquete (#8) - It Works!

Olá,



Ótimas notícias! O emulador de interface de disquete para MSX está funcionando! Conforme podemos ver acima há duas fotos dos jogos "Elevator Action" e "Abadia do Crime". Jogos estes que foram carregados para o meu Expert 1.0 usando a interface. Muito legal.

Basicamente não houve qualquer alteração no circuito desde a última atualização postada aqui. O que houve foi a correção de alguns bugs e a interface passou a funcionar ok. Eu aproveitei e escrevi o código necessário para permitir escritas em disco e com algum sucesso eu consigo realizar escritas. Por exemplo, se eu escrever um programa em basic e executar o comando save o programa será salvo, porém, ainda há algum bug no código do firmware porque se eu escrever vários programas, e tentar salva-los, alguns serão escritos e outros não. Este problema eu ainda tenho que investigar mais a fundo.

De qualquer maneira o problema descrito acima ainda não é o foco para o momento. Como o protótipo está funcionando no protoboard, o que prova que o conceito do circuito está correto, eu decidi focar minha atenção em criar a parte física do projeto, i.e., diagrama elétrico e placa de circuito impresso.

Abaixo segue uma imagem da revisão 1 do diagrama elétrico:

 O link para o projeto do circuito (Kicad) segue abaixo:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/62498964/MSXDiskEmul.zip

A "revisão 1" do diagrama elétrico ainda não representa todo o circuito, falta ainda interligações a serem feitas mas o grosso do circuito está lá.

Conforme prometido meses atrás eu pretendo disponibilizar todo o projeto como sendo OSHW (Open Source Hardware) e seguindo o que determina a licença GNU segue no diagrama uma cópia da disposições gerais da licença. O motivo para eu ter colocado o circuito sob a licença GNU e não em domínio público é para garantir o meu reconhecimento. Muito trabalho e muito esforço tem sido colocado por mim neste projeto e o mínimo que eu peço é que as pessoas, caso venham a comercializar e/ou modificar o projeto que mencionem o meu nome como o iniciador ou fundador do projeto. É só.

Além disto, não está mais disponível no dropbox as revisões do código do firmware que eu disponibilizei antes. O motivo para isto é que eu quero realizar um "clean-up", documentar o código  e acrescentar os avisos da licença GNU antes de compartilhar o código. Além disto eu acho que vou iniciar um projeto no Source Forge e colocar o código disponível lá.

No mais, no próximo sábado (19/10/2013) acontecerá a MSXRIO 2013 e eu pretendo mostrar o meu protótipo funcionando lá. Como eu somente enviei um pedido para reserva de mesa hoje eu não sei se vou conseguir mesa para expor meu projeto. De qualquer forma, caso eu consiga vai ser muito legal. Espero que com isto eu consiga a adesão de mais pessoas para o projeto já que até o momento tem sido um projeto de uma pessoa com algumas participações pontuais.

Um abraço,

José Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário