segunda-feira, 10 de março de 2014

Amplificador para fone de ouvido



 Olá,

Já faz um tempão que eu não escrevo nada no blog! Falta de tempo e de paciência também. Mas ei, eu agora estou de férias e pretendo recuperar o tempo perdido.

Um projetinho rápido que eu fiz a pedido de um amigo foi um amplificador estéreo para fone de ouvido. A idéia é bem simples: Um amplificador de baixa potência, alimentado pela rede elétrica, simples de usar, com controle de volume e que tenha uma boa qualidade de áudio.

Para a tarefa eu selecionei o C.I. TDA2822M que é um amplificador estéreo com encapsulamento DIP ou SMD de 8 pinos. Este C.I. é o 555 dos amplificadores de áudio. É um C.I. que vários fabricantes o produzem e em qualquer lojinha de eletrônica você acha fácil. Na configuração estéreo você consegue colocar para fora algo em torno de 0,6W e em configuração ponte (áudio mono) você consegue uma potência de 1,2W aproximadamente. Além disto a distorção harmônica fica em torno de 0,5% o que é muito bom. E se não bastasse todas as vantagens, ainda é um componente relativamente barato custando em lojas do ramo algo em torno de R$ 2,00 cada um. O link com o datasheet segue listado abaixo:

http://www.unisonic.com.tw/datasheet/TDA2822.pdf

Uma das premissas do projeto é que o amplificador fosse alimentado pela rede elétrica. Eu não queria embutir uma fonte de alimentação na mesma caixa do amplificador com receio que isto fosse gerar ruídos na saída de áudio devido a interferências eletromagnéticas. Com isto eu decidi usar fontes externas. Eu tenho o costume - não sei muito bem o porquê - de guardar as fontes de alimentação de equipamentos que eu descarto. Com isto eu tenho várias e várias fontes de alimentação com saída AC e DC e nas mais variadas tensões e correntes de operação. Então eu decidi por adotar um Jack DC J4 como porta de entrada para alimentação.

Um outro cuidado que eu tomei foi em usar uma caixa metálica ao invés de uma caixa plástica com o objetivo e a esperança que a caixa metálica funcionasse como uma gaiola de Faraday isolando o circuito de ruídos externos. A placa de circuito impresso é preso por um único parafuso à base da caixa que está ligado ao terra do circuito. Desta forma a base da caixa tem o mesmo potêncial que o terra do circuito, porém, eu inicialmente não tomei nenhum cuidado com a tampa da caixa. Quando eu testei o circuito eu percebi que ruído vindo de celulares e monitores próximos "vazava" no áudio e isto era uma coisa bastante irritante. Depois eu tive a idéia de raspar a tinta que faz o contato da base da caixa com a tampa. Para minha agradável surpresa, a interferência cessou completamente. Ao ponto de eu poder apoiar meu celular em cima da caixa do amplificador e não ouvir mais nenhuma interferência vinda do celular. Santo Faraday!

 Pelo incrível que pareça eu fiz duas revisões deste projeto: revisão A e revisão B. Na revisão A o TDA2822M é o único componente ativo. O problema da revisão A é que se você ligasse o aparelho com o fone fechado em sua orelha você escuta um som forte de "POC" que chegava a machucar e isto não era legal. Nada demais, basta você ligar o amplificador e depois colocar o fone de ouvido e tudo funcionaria ok. Mas com o sucesso da primeira versão mais pessoas me pediram para fazer o amplificador, então eu decidi que na próxima revisão eu iria atacar este problema. A solução foi a seguinte: Ao invés de ligar o TDA2822M direto á alimentação  eu liguei a alimentação do C.I. a um transistor NPN em configuração "seguidor de emissor" e coloquei um circuito RC na base do transistor de forma que quando a alimentação fosse ligada, a tensão de alimentação do C.I. subisse gradativamente. Posso dizer que este problema foi resolvido totalmente.

E é isto! Segue abaixo o link com o projeto do kicad.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/62498964/Phone%20Amplifier.zip

Até breve,

José Paulo

7 comentários:

  1. Show de bola Zé!!! Tu és o cara!!!

    Abs,
    Fernando Machado

    ResponderExcluir
  2. Bom noite! Gostei do projeto mas nao o encontrei no dropbox,se alguem puder compartilhar. Obrigado. Vander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu tinha removido o arquivo da minha pasta pública do dropbox. Mas agora está lá de novo. Fique a vontade para baixar.

      Excluir
    2. Show! Muito obrigado! Montarei-o o

      Excluir
  3. Boa noite!

    Poderia disponibilizar novamente o projeto no dropbox? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Pedro,

    Desculpe a demora.

    Segue abaixo o link do dropbox com os arquivos do projeto:

    https://www.dropbox.com/s/uil5eslkzmhjwjj/Phone%20Amplifier.zip?dl=0

    Um abraço,

    José Paulo

    ResponderExcluir